I Ciclo de Estudos e Palestras sobre o Respeito à Diversidade

No dia 18 de setembro de 2019, realizou-se no Centro […]

No dia 18 de setembro de 2019, realizou-se no Centro de Convenções da Rodoviária, em Caldas Novas/GO, coordenado pelo NAPE – Núcleo de Apoio Psicopedagógico Especializado da Faculdade de Caldas Novas, o I Ciclo de Estudos e Palestras sobre o Respeito à Diversidade.

O evento objetivou reunir pesquisadores de áreas distintas, mas que têm como ponto de partida o respeito à diversidade. Realizou-se uma Mesa Redonda composta por cinco palestrantes e mediada pelo prof. Diego Guimarães, do curso de Direito, desta IES.

Foram discutidas as temáticas: Respeito à diversidade étnica e racial (Evaldo Gonçalves Silva); Respeito à diversidade no acesso escolar (Diego Marques); Respeito à diversidade física e cognitiva (Vera Lúcia Oliveira do Amaral); Respeito à diversidade de gênero e sexualidade (Kyvy Ferreira dos Santos); Respeito à diversidade religiosa (Wesley Ribeiro Alves).

Além disso, realizaram-se apresentações culturais que abrangem as temáticas discutidas na Mesa Redonda. A Pestalozzi de Caldas Novas participou com duas apresentações musicais de seus alunos: Dança Contemporânea e o Maculelê. Na sequência, uma seleção de toques de candomblé utilizados em seus ritos do grupo Ilê Asé. E por fim, o grupo de dança Kairos do Ministério Tempo de Colher.

A Faculdade de Caldas Novas acredita que o respeito à diversidade é o ponto de partida para uma sociedade mais justa. Aprender a viver em um ambiente de diversidade é um dos principais desafios contemporâneos. É preciso entender que a diversidade é uma construção social, e que uma está interligadas à outra.

14 de novembro de 2019