DOWNLOAD

ARTIGO

DOWNLOADS NORMAS ABNT

LINKS

Biblioteca Faculdade de Caldas Novas

História

A Biblioteca da UNICALDAS iniciou suas atividades juntamente com a Faculdade em 1999 com a implantação dos cursos, no prédio do Colégio Anglo. Desde então vem sendo um importante instrumento de divulgação do conhecimento não só para os acadêmicos e docentes da Faculdade, como também para a comunidade de Caldas Novas. O Desenvolvimento estrutural da Biblioteca após a mudança para o Campus foi claramente visto e experimentado por todos. Em menos de três anos de existência o espaço físico foi triplicado e totalmente adaptado para as necessidades e aspirações dos usuários em vista da pesquisa e do incentivo à leitura.
Organizada de modo a atender os objetivos da Instituição, no suporte curricular aos cursos, a Biblioteca da Faculdade de Caldas Novas – UNICALDAS, obedece a regulamento próprio, aprovado pelo Conselho Superior.
Tem como objetivo atender aos professores, empregados administrativos, alunos e ex-alunos egressos da UNICALDAS, bem como à comunidade em geral. A Biblioteca pode e deve ser um dos principais recursos de ensino e de motivação ao estudo e pesquisas. Nessas condições presta aos seus usuários os seguintes serviços: Circulação de periódicos; Empréstimo entre Bibliotecas (Campus I e Campus II); Serviço de Referência; Empréstimo Domiciliar; Orientação na Elaboração de Refência Bibliográfica, normalização monográfica e ficha catalográfica; Orientação quanto ao uso da Biblioteca; Catálogos ordenados por autor, título e assunto; Videoteca.

MISSÃO

Nosso objetivo principal é promover uma infra-estrutura bibliográfica adequada às atividades da Instituição e atender a Comunidade Acadêmica composta por professores, alunos e funcionários, nas suas necessidades de ensino e pesquisa, contribuindo assim para a formação técnica, científica e pessoal.

POLÍTICA DE AQUISIÇÃO, EXPANSÃO E ATUALIZAÇÃO

Todo final de semestre, os professores da Faculdade encaminham à Biblioteca, a relação dos livros a serem adotados em sala de aula, baseados no projeto pedagógico de cada curso e dos Planos de Ensino. A aquisição é basicamente voltada para esta bibliografia, bem como pela sugerida pelos alunos, obedecendo a verba específica destinada pela Entidade Mantenedora a este fim. A biblioteca adquire suas obras também por doação e permuta, através de contatos com instituições, casas publicadoras, literatos, entidades públicas, etc.

ACERVO

…… O acervo está organizado por assunto de acordo com a CDD (Sistema de Classificação Decimal de Dewey) 21 Edição, as Áreas do Conhecimento (Cnpq) e tabela de Catter (autor), que divide o conhecimento em 9 grandes classes:

Classe 000 – Generalidades e Ciência do Conhecimento

Classe 100 — Filosofia e Psicologia

Classe 200 — Religião e Teologia

Classe 300 — Ciências Sociais

Classe 500 — Matemática e Ciências Naturais

Classe 600 — Tecnologia (Ciências Aplicadas), Medicina

Classe 700 — Arte, Arquitetura, Artes Plásticas e Música

Classe 800 — Linguagem, Lingüística e Literatura

Classe 900 — Geografia, Biografia e História

INFORMATIZAÇÃO

Todo o acervo está catalogado e indexado através do software chamado Giz-Biblioteca, o catálogo online pode ser acessado via internet que permite a consulta por Assunto, Autor, Título e Subtítulo. Todos os processos de reserva e empréstimo são automatizados pelo sistema.

EXPEDIENTE

Segunda a Sexta-feira: de 14:00 às 22:00h. E aos sábados das 8:00 às 12:00h. Campus II, Conforme agendamento das aulas.