PROJETO INTERDISCIPLINAR ENTRE AS DISCIPLINAS DE LIBRAS E GESTÃO DE PESSOAS.

A Faculdade de Caldas Novas – UNICALDAS realizou nesse último […]

A Faculdade de Caldas Novas – UNICALDAS realizou nesse último dia 30 de março de 2017, um projeto interdisciplinar em culminância com as disciplinas de LIBRAS (Professora Rosângela) e Gestão de Pessoas (Professora Elenilda). Participaram do evento os alunos do curso de Administração 3 e jovens surdos e trabalhadores da comunidade.

A ideia do evento “Acessibilidade do Surdo no Mercado de Trabalho no Município de Caldas Novas-GO”, teve sua origem na Lei de Cotas Nº 8.213/91, que estabelece a contratação de pessoas com deficiência nas Empresas. Porém, sabe-se que para a contratação desse público são necessárias algumas adaptações arquitetônicas, atitudinais e sociais. No caso do surdo, além disso, o obstáculo que deve ser quebrado é a barreira comunicacional.

Durante o Projeto, os alunos pesquisaram sobre a Lei de Cotas, a História da Surdez, as Leis que protegem os surdos, a Lei que estabelece a LIBRAS como língua, além da gestão e acessibilidade de pessoas com deficiência dentro das empresas. Os discentes tiveram ainda a experiência de entrevistar “em LIBRAS” os surdos e puderam ter uma percepção diferente do que é ser um surdo e de suas necessidades de comunicação no ambiente de trabalho.

31 de março de 2017