MISSÃO

A missão da Faculdade de Caldas Novas é Formar profissionais qualificados e comprometidos com a busca pela excelência em sua área de formação, com uma postura ética, contribuindo para sua inserção no campo social como agente transformador. 

Tal proposta torna-se um desafio, haja vista que as organizações atuam em ambientes instáveis, onde diversas variáveis atuam e interagem criando uma gama enorme de possibilidades e incertezas quanto ao futuro. Como estratégia para fomentar sua missão, a Faculdade de Caldas Novas estabelece seus Princípios Institucionais:

PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS

Pretende promover ações de construção, reelaboração e transmissão de conhecimento, configurando a educação como elemento fundamental nas transformações sociais e da cultura, sempre fundamentadas em valores pertinentes ao seu entorno e em valores universais. A imagem de futuro desejada pela UNICALDAS está assim sintetizada:

Compromisso Social– associação entre qualificação acadêmica, qualificação superior e o envolvimento ativo com os problemas e demandas da sociedade;

Diálogo de Saberes– integração entre os diversos saberes, o diálogo entre as ciências, as artes e as humanidades, o saber acadêmico e entre os saberes ditos “da tradição” e “populares”;

Qualificação Social– promoção de um envolvimento efetivo entre a UNICALDAS e a sociedade por meio da associação da qualificação superior do estudante com a ética, possibilitando uma formação cidadã, capaz de exercer uma intervenção transformadora na realidade social;

Ação Propositiva– ação ativa, propositiva, que não se restrinja ao âmbito das ações reativas e provocativas, mas ofereça alternativas de intervenções e de soluções, especialmente para os problemas no âmbito regional;

Integração e Articulação– estabelecimento de políticas que integrem diferentes saberes e que articulem diferentes áreas, setores sociais, grupos ou instituições;

Projetos Estruturantes– projetos portadores de mudanças que tragam ideias, contribuições inovadoras ou que possam estruturar bases, alicerces para as mudanças internas visando ao atendimento do mercado de trabalho;

Flexibilidade– Conferir direção, conduzir de forma democrática e participativa, explicitada em documentos de gestão sem excesso de burocracia.

Os Princípios Institucionais da Faculdade de Caldas Novas – UNICALDAS se orientam no sentido de permitir a formação de profissional capaz de lidar com as incertezas, com amplo domínio sobre a complexidade social e capaz de formular soluções para os problemas que se apresentam nos ambientes em que se inserem as organizações. A realização desses princípios se dará através de um processo de ensino-aprendizagem que valorize competências e desenvolva habilidades para atuação do profissional formado. A partir dos Princípios Institucionais, é preciso estabelecer seus Valores Institucionais, sendo eles imprescindíveis para satisfazer as necessidades dos clientes da UNICALDAS.

 

VALORES INSTITUCIONAIS

Ética– conduta necessária a quem se propõe a dirigir uma Instituição de educação e que implica respeito aos direitos dos outros, na lisura no trato dos recursos/bens, na transparência dos atos administrativos e acadêmicos;

Democracia– como o melhor caminho para uma instituição em que a opinião é quase sempre produto da reflexão pela representação de seus pares;

Pluralismo– aceitação de pontos de vista e de modos diferentes de abordar o real, a convivência entre contrários, a polêmica e o diálogo como exercício da crítica;

Autonomia– consolidação do caráter comunitário preservando a necessária autonomia no exercício de sua Missão;

Solidariedade– concepção de educação com especial responsabilidade na construção de um homem mais solidário e um mundo mais humano, compreendendo o Homem como primeira finalidade das estruturas econômicas, sociais, políticas e jurídicas;

Comprometimento– compromissos com a comunidade em que está inserida, por meio de ações educacionais, desenvolvendo com seus estudantes o desempenho crítico e eficaz da cidadania, formando cidadãos responsáveis, capazes de exercer a liderança de grupos sociais dos quais participem, priorizando soluções éticas, criativas e democráticas capazes de superar os problemas com os quais venham a se defrontar.

 

VISÃO DE FUTURO

Como já citado, torna-se um desafio a Missão da UNICALDAS, haja vista que as organizações atuam em ambientes instáveis, estabelecer uma Visão de Futuro, possibilitará a IES consolidar-se como uma Instituição forte, com uma comunidade acadêmica qualificada e motivada, além de integrada à sociedade e à natureza. Para tanto, definiu sua visão de futuro:

  • Fortalecimento Acadêmico;
  • Fortalecimento Institucional;
  • Adaptação dos Projetos de Iniciação Científica com ênfase na problematização do conhecimento;
  • Melhoria da qualidade de vida e das condições de trabalho da comunidade acadêmica;
  • Adequação e valorização das profissões;
  • Melhoria e ampliação da infraestrutura e dos recursos materiais e tecnológicos.

Portanto, planejar é preciso, ficando evidente a necessidade da criação de uma cultura efetiva de planejamento estratégico para a Faculdade de Caldas Novas – UNICALDAS.A administração da UNICALDAS acredita na gestão participativa, na contribuição e nos valores compartilhados e, a exemplo de outras instituições de educação superior no país, acredita na necessidade de administrar e gerir a partir de um planejamento discutido e da contribuição efetiva de toda comunidade acadêmica, norteando assim a proposição de ações estratégicas para a melhoria contínua da UNICALDAS.

A elaboração de um Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), balizado nesta concepção filosófica constitui uma oportunidade única de mobilizar e direcionar esforços e competências da comunidade acadêmica como um todo, no sentido de propor mudanças e mover-se de maneira favorável no sentido delas.

Haja vista que a proposta é atender aos anseios da sociedade por meio do ensino, da iniciação científica, o pensar, o discutir e o planejar as ações do PDI nem sempre são tarefas simples e fáceis, pois chegar ao consenso torna-se tarefa árdua, exigindo visão de futuro, capacidade de liderança, negociação, empatia, além de outras competências adquiridas durante o processo de elaboração do próprio documento de Planejamento. Capacidades que, via de regra, são discutidas, mas nem sempre exercitadas no meio acadêmico.

O resultado – o Plano de Desenvolvimento Institucional da UNICALDAS, APROVADO sua última atualização em Reunião Extraordinária do Conselho Superior (CONSUP) da Faculdade de Caldas Novas – UNICALDAS, em sua última reunião em 08 de agosto de 2016, de acordo com Ata de Reunião do CONSUP.

Planejar é definir os rumos, objetivos e as metas organizacionais, bem como os meios pelos quais se pretende alcançá-los. O processo de definição do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de uma Instituição de Educação Superior (IES) obedece aos critérios de planejamento do futuro organizacional.

É o momento em que a IES visualiza, planeja e estabelece ações estratégicas, e pensa no como organizar recursos materiais, humanos, financeiros, tecnológicos e/ou de qualquer natureza.

Definida a estratégia, e disponibilizados os recursos são necessárias a gestão e a liderança para a efetividade das ações e a correta aplicação dos recursos, bem como ferramentas de controle estratégicos, táticos e operacionais para garantir que os planos e ações estabelecidos sejam cumpridos, possibilitando identificar eventuais desvios, bem como a retomada e implementação de ações corretivas no sentido de se alcançar, com assertividade, os resultados esperados.

Quando se analisa a Educação Superior no Brasil, o conceito não deixa de ser válido, porém, torna-se, essencialmente necessário e aplicável, sobretudo quando, ao propor como parte da missão formar não apenas o profissional, mas o cidadão com pensamento crítico e capaz de intervir de maneira responsável, atendendo aos anseios da sociedade. A UNICALDAS certamente assume para si uma tarefa de imensa responsabilidade e desafios sem precedentes.

A FACULDADE DE CALDAS NOVAS – UNICALDAS, Instituição de Ensino de Ensino Superior, destinada a ministrar Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Extensão acadêmica à sociedade do Município de Caldas Novas e Região das Águas Quentes, no Estado de Goiás, anseia pela formação de uma Comunidade Acadêmica que seja o sustentáculo do desenvolvimento sócio-econômico da Região.